Procurar
Close this search box.

Tributação da moeda criptográfica no Dubai: o paraíso definitivo da criptologia?

Nos últimos anos, da Relocate&Save, ajudámos uma centena de indivíduos e empresas a mudar a sua residência fiscal para países onde as moedas criptográficas gozam de tributação reduzida.

Portugal, Andorra e Panamá são destinos muito procurados, mas aqueles que desejam pagar 0% de imposto sobre a venda de moedas criptográficas legalmente e sem risco têm apenas uma alternativa: os Emirados Árabes Unidos, e mais especificamente o Dubai.

Por que é o Dubai o melhor local para vender moedas criptográficas?

Muitos investidores fizeram enormes ganhos de capital com moedas criptográficas nos últimos anos, o que logicamente implica passar pelo caixa e pagar taxas de imposto muito elevadas.

Se é um deles, e aspira a bancar parte dos seus ativos criptográficos, livrando-se da voracidade das agências fiscais ocidentais… Deve estar ciente do Dubai, considerando que esta cidade dos Emirados Árabes Unidos oferece grandes vantagens fiscais aos investidores criptográficos.

O Dubai é conhecido por ter um imposto sobre o rendimento pessoal de 0%. Isto significa que se for residente fiscal no Dubai, por muito lucro que obtenha, não terá de pagar um único dólar por ele.

O que nem todos sabem é que esta isenção total abrange também as moedas criptográficas: quer negocie ativamente ou perca, beneficiará de 0% de imposto sobre os ganhos da atividade de moedas criptográficas.

Isto é algo completamente invulgar, uma vez que a maioria das autoridades fiscais trata os ganhos em moeda criptográfica com um imposto sobre ganhos de capital.

Além disso, o resto do mundo exige normalmente um registo e um acompanhamento extensivo das suas transações, bem como uma contabilidade exaustiva (FIFO, LIFO, etc.)

No entanto, este não é, de todo, o caso do Dubai.

Quanto imposto é pago quando se vendem moedas criptográficas?

Como já mencionámos, no Dubai não há Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares ou lei que o regulamente, e as moedas criptográficas estão isentas de impostos nas suas zonas francas desde setembro de 2021.

E esta isenção abrange todas as operações de moeda criptográfica: venda, estaqueamento, comércio de alta frequência ou algoritmo, DeFi ou agricultura, mineração ou venda de NFT…

No entanto, é de notar que o custo de vida no Dubai é considerável, pelo que, dependendo do tamanho dos seus bens, poderá não querer deslocalizar-se.

Geralmente, os utilizadores que pretendem mudar a sua residência para o Dubai são:

  • Comerciantes de criptografia com rendimentos superiores a 300.000 euros por ano.
  • Grandes detentores que queiram descontar de moedas criptográficas acima dos 500.000 euros.
  • Grandes detentores que querem evitar a tediosa contabilidade.
  • Grandes agricultores e profissionais de estacaria.
  • Artistas de alto nível da NFT.

Tenho de viver no Dubai para poder usufruir destes benefícios?

Sim, tem de ser residente fiscal numa das Zonas Francas do Dubai para poder beneficiar do regime fiscal benéfico do Dubai.

Importante: nós da Relocate&Save ajudamos os nossos utilizadores a obter mudanças na residência fiscal. Se a sua verdadeira intenção não for viver no novo país durante o mínimo legal de dias, não o poderemos ajudar.

E para se tornar um residente fiscal no Dubai, terá de cumprir estes dois requisitos:

  1. Obter uma residência administrativa através de um visto de negócios ou através de um investimento em bens do país (por exemplo, bens imóveis).
  2. Permanecer mais de metade do ano para poder solicitar um certificado fiscal junto das autoridades Emirati ou dos consulados correspondentes.

Até recentemente, o Ministério das Finanças do Emirati não emitia certificados de residência fiscal. Isto significava que quem se mudasse para lá não podia provar a sua residência fiscal, uma vez que o único certificado emitido era um certificado de nacionalidade.

Felizmente, o Ministério das Finanças emite agora certificados de residência fiscal a indivíduos que podem provar que residiram no Dubai durante mais de 183 dias durante um ano fiscal.

No entanto, é de notar que muitos destes certificados não são para efeitos dos acordos assinados entre os Emirados e os países de origem.

Isto porque declaram que só se aplicarão a nacionais dos Emirados (mas não a não residentes não nacionais).

Quais são as outras vantagens criptográficas de residir no Dubai?

Um dos principais problemas encontrados por aqueles que comercializam moedas criptográficas é calcular os lucros derivados da sua venda.

Aqueles que apenas vagam por esta complicação porque dificilmente fazem operações por ano, mas aqueles que optam pelo comércio ou outras atividades com transações frequentes enfrentam verdadeiras dores de cabeça.

Isto porque os estados exigem frequentemente a contabilização dos lucros através da análise “First in First out” (“FIFO”) (pejorativa para os primeiros utilizadores), “Last in First out” (“LIFO”), ou de acordo com a legislação contabilística IFRS-IRS.

Para não mencionar que aqueles que o fizerem através de um fundo de investimento serão regidos pela rigorosa MIFID II (mesmo para um fundo fechado).

Estas questões desaparecem no Dubai: se trocar moedas criptográficas a nível pessoal, nos EAU não será obrigado a fazer qualquer contabilidade ou relatórios, para que possa esquecer os cálculos dispendiosos e difíceis.

No entanto, se você banca ou quer levantar dinheiro, terá de provar a rastreabilidade das moedas e a sua origem legal.

Para este efeito, recomendamos que consulte peritos e evite circuitos de DeFi ou misturadores que turvam ainda mais a rastreabilidade.

Se desejar conselhos sobre este aspecto, por favor contacte-nos.

Dubai, uma cidade amigável aos criptos

Se estiver envolvido no sector, saberá que muitas conferências de moedas criptográficas têm lugar no Dubai e Abu Dhabi.

Não foi por acaso que o governo Emirati aumentou a presença de activos criptográficos no país do Golfo Pérsico nos últimos anos.

De facto, o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum aprovou recentemente a lei sobre bens virtuais e criou a Autoridade Reguladora dos Bens Virtuais do Dubai (VARA).

Desde então, bancos reputados com SEBA e Sygnum, e trocas do calibre de Binance já se estabeleceram no Dubai. Assim, qualquer pessoa que se mude para o emirado pode ter a certeza de se encontrar num dos ambientes mais amigáveis em termos de criptografia do mundo.

Posso comprar no Dubai com moedas criptográficas?

Sim, outra grande vantagem é que em algumas zonas de comércio livre no Dubai e Abu Dhabi, é permitido comprar carros de luxo e até imóveis com moedas criptográficas, sem a necessidade de os converter em fiat.

Embora isto ainda não seja muito comum, poderá usar as suas próprias moedas criptográficas para comprar uma casa para a sua estadia no Dubai.

Como dar o primeiro passo?

A Relocate&Save é especializada em transferências de residência fiscal para o Dubai para empresários, indivíduos de elevado valor líquido, desportistas, e profissionais de moedas criptográficas.

A nossa presença e contatos no Dubai tornam-nos um parceiro de viagem ideal para esta árdua tarefa. Se tiver alguma dúvida ou quiser que o ajudemos no processo, escreva-nos por favor para [email protected] ou através do formulário de contacto.

E se estiver a considerar uma mudança de residência fiscal, mas ainda não estiver seguro sobre o seu destino ideal, recomendamos-lhe que leia o relatório gratuito “Os 3 melhores destinos fiscais do momento”, disponível abaixo.

Picture of Andreu Capmajó
Andreu Capmajó

Tax director

Download the free report

The top three tax destinations
right now
  • Our favorite tax destinations for 2024
  • Explanation of their tax frameworks
  • How to get their residency

🔒 All communications are encrypted and will be treated with absolute confidentiality. Your data will never be shared with third parties.