O Visto Gold, residência por investimento ou residência sem fins lucrativos em Andorra é oficialmente chamado de “residência passiva” e é a maneira mais rápida e fácil de se obter uma residência no Principado.
Andorra é um país bastante restritivo com relação à imigração: com certos privilégios para os cidadãos espanhóis, franceses e portugueses, mas bastante rigoroso com outras nacionalidades.
No entanto, o Visto Gold ou residência por investimento lhe permite obter o direito de viver no Principado de uma forma muito mais simples, mesmo se você for um cidadão de fora da UE, o que o torna muito popular para cidadãos de países como o México, Brasil, Rússia, etc.
O que é o Visto Gold de Andorra ou residência por investimento?
O Visto Gold de Andorra ou residência por investimento é uma maneira fácil e rápida de viver em Andorra ou ter uma segunda residência no país: é necessário apenas investir 400 000 euros em bens andorranos.
Para quem é o Visto Gold de Andorra?
O Visto Gold de Andorra é destinado às pessoas que desejam residir em Andorra sem trabalhar como empregados e viver principalmente de sua renda passiva.
Assim, ele é ideal para os seguintes perfis:
- HWNI (Indivíduo com Alto Patrimônio Líquido – “High-Net-Worth Individual”) vivendo de suas rendas, carteiras de investimentos, juros bancários e renda gerada fora de Andorra em geral.
- Aposentados que desejam se aposentar em Andorra e poder usufruir de sua pensão quase na totalidade (ideal para espanhóis, portugueses ou franceses).
- Empresários internacionais que desejem realizar negócios internacionais fora de Andorra.
- Pessoas que buscam segundas casas através de investimentos.
Em geral, o Visto Gold envolve um investimento de aproximadamente 400 000 euros, além de poder provar que você é financeiramente independente.
Quais são os requisitos para obter esta residência sem fins lucrativos?
Estes são os requisitos específicos para se obter a residência passiva andorrana por investimento:
- Ter uma propriedade imobiliária em Andorra ou um contrato de aluguel.
- Investir em Andorra pelo menos 350 000 euros, seja em bens imóveis, em um fundo andorrano, em títulos ou outros investimentos.
- Permanência mínima de residência de 90 dias, sendo este critério muito flexível.
- Certificado de boa conduta.
- Seguro médico privado.
- Atestado médico emitido em Andorra.
- Um depósito de mais de 50 000 euros, mais 10 000 euros por dependente (para o parceiro ou cada criança que venha morar no Principado com esta residência), junto à Autoridade Financeira Andorrana até que a residência passiva seja resolvida.
- Comprovação de renda de mais de 300% do salário mínimo andorrano, atualmente em 1 083,33 euros. Além disso, se você tem dependentes, você deve acrescentar 100% extra por dependente.
Em geral, o Visto Gold envolve um investimento de aproximadamente 400 000 euros, além de poder demonstrar que você é financeiramente independente.
Quais são os investimentos elegíveis para este tipo de residência?
Este tipo de residência requer um investimento de 350 000 euros no país, mais um depósito não remunerado de 50 000 euros que é reembolsável uma vez cancelada a residência.
Provavelmente muitos dos agentes de residência ou advogados que desejam processar sua residência lhe dirão que a melhor maneira de obter o Visto Gold em Andorra é através de investimentos imobiliários, mas isto está longe de ser verdade.
Motivados pelas comissões pagas pelas agências imobiliárias, alguns assessores incentivam seus clientes a comprar imóveis, mesmo que esta nem sempre seja a melhor alternativa.
Há muitas outras maneiras de obter o Visto Gold Andorrano de forma rápida e fácil. A lei de imigração andorrana qualificada estabelece que pelo menos 400 000 euros devem ser investidos, sim, mas pode ser em qualquer um dos seguintes tipos de bens:
- Imóveis localizados no Principado de Andorra.
- Participações no capital social de uma empresa andorrana.
- Dívida ou instrumentos financeiros emitidos por uma entidade andorrana.
- Instrumentos de dívida emitidos por qualquer entidade pública andorrana ou administração andorrana.
- Produtos de seguros de vida contratados com instituições financeiras andorranas (por exemplo, Unit Linked).
- Ou um depósito reembolsável sem juros do Instituto Financeiro Andorrano (pelo menos 50 000 euros dos 400 000 euros devem ser depositados aqui).
- Assim, uma maneira fácil de obter residência seria investir em um fundo com Andorra ISIN em um banco no Principado. É tão fácil quanto transferir fundos de seu banco local para um banco andorrano ou tirar um fundo vinculado a uma unidade para planejamento sucessório.
Como investir é uma decisão que deve ser tomada com calma e para a qual é aconselhável procurar o conselho de profissionais de bancos privados.
Que vantagens oferece o Visto Gold Andorrano?
A residência passiva, apesar de suas barreiras de entrada (é principalmente para pessoas com muito capital), oferece uma série de vantagens muito atraentes.
Estas incluem:
- É muito conveniente para as pessoas que viajam muito, pois requer apenas 90 dias de permanência no país em vez dos 183 dias de residência autônoma.
- Está sujeita a um controle menos exaustivo do que a residência ativa de autônomos. Geralmente, a polícia andorrana não verifica se o requisito de 90 dias é cumprido.
- Trata-se de uma autorização de residência que pode ser obtida por todos os tipos de cidadãos de fora da UE e lhes permite viajar livremente na Espanha, França e Portugal.
- Em outras palavras, com residência passiva, os titulares de passaportes não comunitários (russo, ucraniano, uruguaio, argentino, etc.) não serão limitados em sua permanência como turistas e não precisarão de um visto especial.
- Ele permite investir em instituições financeiras bancárias privadas e você pode ter contas bancárias ou fundos para diversificar sua carteira em face do risco do país.
- Permite que você faça investimentos no país sem ter que pagar o imposto de investimento estrangeiro, o que é uma poupança não desprezível.
Posso pagar impostos em Andorra sem ser um residente fiscal lá?
Embora alguns assessores cometem o erro de vender o Visto Gold como uma panacéia que lhe permite baixar sua conta de impostos e continuar vivendo em seu país de origem, há um detalhe muito importante que deve ser esclarecido: os princípios da tributação internacional estão acima das autorizações de residência, e este Visto Gold é meramente uma autorização migratória para residir legalmente no país.
Isto significa que se você só reside em Andorra por 90 dias e passa o resto do ano em seu país de origem, você pode ter certeza de que a Agência Tributária de seu país virá atrás de você.
Em outras palavras: para usufruir dos impostos de Andorra, você terá que levar em conta não somente a legislação de imigração de cada país, mas também a legislação tributária e os tratados de dupla tributação.
Como dar o primeiro passo?
A liberação das restrições de viagem e o aumento da mobilidade internacional impulsionou a reativação dos investimentos estrangeiros em Andorra, e especialmente a demanda no mercado de habitação de luxo por parte daqueles com alto poder aquisitivo.
Se você deseja solicitar um Visto Gold em Andorra, confie em nossos especialistas e em nossa ampla rede de parceiros imobiliários e bancários privados.
Se você tiver alguma dúvida e quiser que o ajudemos no processo, escreva-nos para [email protected] ou através do formulário de contato.